domingo, outubro 07, 2012

Fotografia Analógica - Parte 1

Escrito por Naiara às domingo, outubro 07, 2012
Reações: 
Desde que coloquei na minha cabeça a voltar a fotografar com uma câmera analógica por diversos fatores que podem ser trabalhados em um post a parte, infernizei minha Mamy pra trazer pra BH no feriado de 7 de setembro minha primeira e querida câmera analógica (ou de película) a Yashica MG-3:


Me lembro de quando ganhei ela, aos meus 8 ou 9 anos e de como fiquei feliz pelo presente. Quem tem mais de 20 e poucos anos deve se lembrar o quanto não era lá comum ter câmeras em casa, ainda mais famílias comuns. Lembro mesmo que todos os meus aniversários ninguém ficava fotografando ele não, era contratado alguém para fazer isso!  Acho super digno essa ideia, já que hoje com a popularização da câmera digital cyber-shot, em celular, em N's aparelhos, o pessoal perder todo a diversão de festinhas e eventos pra ficar fotografando tudo (e sejamos honestos, nem sempre as duas coisas saem bem juntas).

Mas chega de blá blá blá! Não estou aqui pra dar depoimento de como era minha infância, muito menos criticar quem perde o melhor da festa por registra-la! Eu mesmo faço isso, então, whererve!

Desde setembro estava com minha câmera em casa e comecei a relembrar como ela funciona. Mesmo sendo destas automáticas  ainda sim tem que voltar a aprender como ela funciona em diversas situações de luz, ambientes externos e internos, com flash... ou seja, assim como este filme nesta maquina e os outros que estão em outras maquinas (outro assunto pra outro post), as fotos são mais de experimento em lugares aleatórios do que trabalho "bonito" mesmo! Mas não é que algumas não saíram até "bonitinhas"?

Elas foram impressas em papel fosco, o que deu um resultado "diferente" na hora de sacanear. As originais estão com um pouco mais de cor, mas como fiquei com preguiça de edita-las (e tentar ajusta daqui, reajusta de lá pra chegar mais ou menos ao que elas são originais) postarei elas sem edição mesmo!


A começar pela folha do contato (ou quase isso) que eu anotei o que usei para fotografar e não esquecer depois! :)



Minha mala biblioteca, e minha 1ª lição: Foto sem flash dentro de casa, mesmo com muita luz não funciona bem na minha Yashica!

Outra do mesmo dia porém com efeito diferente

Vista do meu quarto! :)

Outro exemplo de uma foto em lugar fechado sem flash!
  
A noite e com flash

Agora uma sessão narcisa de fotos em ambientes externos. As que eu apareço foram tiradas pelo meu namorado!

continuamos em Brasil, Belo Horizonte, mas por insistência do Marcelo topei a foto. E o pior, Adorei!!!
oi topo de cabeça!!

Eu já estou cansada de saber que auto-retrato com ela fica péssimo  mas continuo a persistir  ainda mais que era o único jeito de ter uma foto nossa junto.





Esta eu dei uma realçada na cor, porque não ficou nenhum pouco verdinha como na verdade ela saiu!


Agora vamos as tentativas de pulos:

Tentativa 1

Tentativa 2 (eu não tenho vergonha de postar foto minha ridícula)

Consegui!!!

3 Comentários:

Naiara on 7 de outubro de 2012 17:58 disse...

Testanto

Giessi Ramos on 7 de outubro de 2012 19:45 disse...

Lindas fotos!
Até hoje estou caçando a camera antiga que tinha aqui em casa. Desde pequena adorava os efeitos do filme, o noise, aquelas manchas vermelhas por entrar luz no filme *----* desde sempre, fascinada!

Não vejo a hora de comprar uma lomografica da Diana, e sair fotografando por aí e ter aquela mesma ansiedade de antes, esperando a revelação!
Lindo blog :D Seguindo

Beijos,
G.Ramos
fotografosonhos.blgospot.com

Ana Carolina Arantes on 7 de outubro de 2012 20:10 disse...

aiii é tão bom, né?? eu tenho uma zenit 12x, uma 120 e uma Kodak Retina 3 que era do meu avô! As fotos saem lindas lindas! E ontem mesmo eu comprei uma Diana Mini! eu to toda boba com ela!! amanhã mesmo vou revelar as fotos, estou louca pra ver como ficaram!!!
lindo seu blog, amei!!
Beijinhos
http://bolasdemeia.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Obrigada pela presença!!
Muitos Sonhos,
Viva sua Loucura
e fique atento a Realidade!

 

Sonhos Loucura & Realidade Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos